Sobre Globesidade

Você sabia que hoje existem, no mundo, mais pessoas obesas do que famintas? Assustador não é? Ainda mais assustador é saber que esses dados saíram do último relatório “The State of Food Security and Nutrition in the World” que aponta hoje no mundo um total de 830 milhões de pessoas obesas e com sobrepeso e 820 milhões de famintos.

A obesidade contribui hoje com 4 milhões de mortes no mundo, índice maior que os números dos dois maiores tipos de cânceres. Seu custo está na casa dos 9 dígitos: 4tri de dólares anuais, impacto que pode ser comparado somente ao devastador efeito do tabaco na humanidade.

A ONU classificou a obesidade como Pandemia e cunhou o conceito Obesidade Globalizada. Doença de maiores proporções que uma epidemia, ganhou até nome próprio: GLOBESIDADE.

Os números são ainda mais assustadores em determinadas parte do globo: na América Latina e Caribe, nos últimos 40 anos, as taxas de obesidade e sobrepeso saíram de 33,4% da população e já alcançam impressionantes 60%. Segundo dados da Encuesta Nacional de Salud 2016 conduzida pela Universidad de Chile, o grande problema enfrentado pelo país é também a obesidade e o sobrepeso que já alcançam impressionantes 74,2% da população chilena. No Brasil, os números apontam na mesma direção: 50% de nós brasileiros estamos acima do peso, dados presentes em estudo da ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

E os sustos seguem, à medida que caminhamos no relatório: em 2018 a obesidade arrebatou as crianças e já estamos com perspectivas de um mundo futuro obeso também: já são 40,1 milhões de crianças obesas abaixo de 5 anos de idade.

Apesar da constatação que o grande vilão é a indústria alimentícia e seus alimentos super-processados, o caminho de volta para uma humanidade menos obesa já não depende apenas de melhores hábitos alimentares.

 Na YoLoop temos estudado, testado, errado – claro e aprendido muito. Depois de atendermos mais de 250 pessoas, já conseguimos entender que o processo de emagrecimento e mudança de hábito não depende apenas do retorno à uma alimentação mais natural e saudável. Assim como não depende única e exclusivamente da combinação alimentação saudável e exercícios físicos. Como a gente adora compartilhar… Nossa descoberta ao longo dos testes de validação do método YoLoop foi que o maior desafio em uma jornada de emagrecimento está nos componentes psicológicos e comportamentais. Seguimos aqui trabalhando em prol de um mundo mais saudável. Nosso método pretende contribuir com a luta contra a globesidade que muito deve estar afetando, não só as pessoas, como as empresas. Que tal a gente conversar mais sobre isso? Fala com gente 🙂 

E se o assunto te interessa, acesse a nossa biblioteca corporativa e veja na íntegra o relatório “The State of Food Security and Nutrition in the World” e outros materiais sobre esse assunto importante.

 

FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO. 2019. The State of Food Security and Nutrition in the World 2019. Safeguarding against economic slowdowns and downturns. Rome, FAO.
Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

 

Leave a comment