Dicas para controlar a ansiedade no processo de emagrecimento

A gente sabe que emagrecer não é fácil e vários fatores podem atrapalhar no processo de perda de peso. A ansiedade é um deles. Ela pode estar relacionada a alguns pontos:

  • Desequilíbrio em uma das esferas da vida;
  • Frustração em relação aos resultados;
  • Alta expectativa e baixa gestão da rotina e tempo;
  • Falta de percepção do tempo necessário para o emagrecimento saudável e dos esforços a serem feitos. 

Como todos sabemos, comer gera prazer e sentimento de saciedade. Uma pessoa com frustrações emocionais pode comer exageradamente como fonte de escape e pode até mesmo desencadear compulsões alimentares.

Alimentos gordurosos, altamente processados e ricos em açúcares como hambúrgueres, refrigerantes e doces, de maneira geral, podem viciar nosso paladar, na verdade, o cérebro. E está confirmado: é um ciclo vicioso! A comida se torna mais prazerosa em momentos de maior ansiedade. Comemos mais porque é mais prazeroso e assim fica cada vez  mais difícil o indivíduo se libertar da compulsão.

Então confira essas dicas da Yoloop que vão ajudar você a controlar a ansiedade para emagrecer. 

1 – #Drible a auto sabotagem

Ao não comparecer às tutorias YoLoop, ao ignorar o plano alimentar ou ao evitar a atividade física, estamos criando obstáculos ao emagrecimento. Compreender isso é o primeiro passo para buscar formas corretas de lidar com a situação.

2 – #Cuide da saúde mental

É muito importante cuidar do estado emocional para obter um emagrecimento saudável. O estado mental reflete diretamente na criação e manutenção dos hábitos alimentares e na prática de exercícios físicos. 

No acolhimento feito pelos Tutores YoLoop De Mente (Psicólogos) são realizadas indicações e orientações através de dicas e até mesmo a identificação da necessidade de uma terapia contínua para avanço e sucesso no longo prazo.

3 – #Trabalhe a tolerância às frustrações

Se frustrar faz parte da nossa vida. Gerenciar a expectativa x realidade e se manter positiva (o) aos acontecimentos inesperados é uma dica amiga. 

4 – #Identifique atividades que te fazem bem

Ter uma rotina saudável é cuidar de você por inteiro. Se dedique a encontrar atividades físicas e relaxantes que lhe fazem bem. Quando você medita, faz atividades físicas de forma regular e expressa a gratidão, seu corpo produz neurotransmissores responsáveis pelo controle da ansiedade e reguladores do humor. 

5 – #Controle a respiração no momento de ansiedade

Respirar mais fundo em um momento de tensão pode te ajudar a eliminar os sentimentos exagerados e conflituosos. Muitas práticas como Ioga, pilates e meditação usam da sabedoria da respiração para potencializar os efeitos do corpo e mente. 

6 – #Organize sua rotina com check list

Sua ansiedade pode estar ligada à bagunça e à falta de controle das suas atividades. Use uma lista diária de afazeres ou até mesmo um aplicativo como “bullet journal”. Comece o dia com sua lista de atividades, incluindo vida pessoal e profissional. Ao final do dia sempre dê um “check” no que foi executado. Essas atitudes geram recompensas e sentimentos de completude. 

7 – #Busque o equilíbrio

Nada de exagerar e ficar radical. O desejo de implementar um estilo de vida que não lhe pertence pode gerar muita frustração. Por isso, equilíbrio entre quem você é e o processo de emagrecimento é essencial para tornar a jornada mais adequada a você. Isso evita o acúmulo de ansiedade e sentimentos negativos. 

8 – #Crie um acervo e expectativas realistas

Sim, nós amamos redes sociais e você também pode amar! Mas que tal criar um acervo de referências mais realista? Que tal criar um modelo mais real, vendo o que acontece, de verdade, na vida, na família, com os amigos, com os vizinhos e na cidade? Referências realistas lhe darão mais senso real de cumprimento de metas e podem contribuir para diminuir sua ansiedade. 

Por fim, o que o torna o emagrecimento possível é a constância de nosso hábitos. Sem neura e com evolução é o melhor caminho. 

Obrigada!!!

#JaYoloopouHoje? 

Escrito em parceria com Aiesca Domingues – Tutora 5 estrelas na YoLoop, psicóloga, mãe e ama exercícios e açaí 🙂 

Leave a comment